sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Cadeira Thonet ou modelo nº14


"Elegante e sóbria, trata-se, realmente de um "clássico" clássico". - in Público



A cadeira Thonet nasceu em 1859 na cidade de Viena de Áustria pelas mãos de Michael Thonet. Não é apenas uma cadeira é um objecto de culto, com 150 anos de vida continua a ter uma presença significativa nos nossos dias, conquistou geração após geração com a sua simplicidade, funcionalidade e elegância.

A cadeira Thonet ou modelo nº 14 como também é conhecida, é um ícone da revolução Industrial, uma referência quanto à eficácia de produção e de comercialização. O estatuto que adquiriu deve-se a três aspectos fundamentais: a técnica aplicada, isto é, o processo de aquecimento e molde da madeira para conseguir o formato curvilíneo. O facto de ser desmontável facilita e economiza do e seu transporte, num caixote de 1 metro cúbico cabem 36 cadeiras Thonet. Como exemplo de expoente máximo da revolução industrial este objecto é pioneiro na produção em massa. Logo o que distingue esta cadeira não é apenas a sua forma, leveza ou material, mas sim a nova filosofia de fabrico que representa.
Nos dias que correm já existem enumeras variações do modelo nº14, outras cores, outros materiais, etc., mas é sem duvida um original de sucesso.

"Pela elegância da concepção, pureza da execução e eficácia da utilização, nada melhor foi feito até hoje". - Le Corbusier



2 comentários:

  1. Sempre gostei destas cadeiras apesar
    de nunca ter tido nenhuma já as experimentei Avó Tereza

    ResponderEliminar
  2. As cadeiras Thonet fazem parte das minhas memórias de infância, pois existiam em casa dos meus avós, grandes apreciadores de Arte. Provavelmente eles saberiam que estas cadeiras eram ícones da Revolução Industrial mas, sinceramente, eu desconhecia em absoluto. Mas que são lindíssimas, são!

    ResponderEliminar