quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

uma campanha

Apesar de todos os dias sermos invadidos por publicidade, por imagens, por slogans o design de comunicação parece passar despercebido ao comum dos mortais, não pensam realmente que aquele folheto, aquela campanha foi projectada e é um produto tão sólido como um objecto do quotidiano. Contudo o design de comunicação é uma "arma" muito poderosa quando o objectivo é criar impacto, transmitir uma mensagem.
Uma boa campanha é aquela que provoca uma reacção no espectador, apesar de ser uma frase bastante utilizada e pouco original tenho que a empregar: uma imagem vale mais que mil palavras e uma boa campanha resume-se a este facto, uma imagem que nos transmite um sentimento, uma ideia ou conceito, que a sua interpretação é imediata e fica gravada na nossa memória, tal como uma pequena frase, o slogan resume a emoção do anuncio.
Apresento agora uma campanha que não podia estar mais actual, fala-nos do ambiente tema em voga já à alguns anos. Estas imagens, na minha opinião, são fortes e eficazes:


Esta campanha foi feita para a World Wildlife Fund. À medida que o papel acaba, o verde da América de Sul também vai embora, simbolizando o impacto ambiente que o uso de simples toalha de papel é capaz de provocar, além de alertar para outros desperdícios que podem levar ás mesmas consequências.


"Veja quando monóxido de carbono você deverá de emitir se não dirigir por um dia."
Essa mensagem que aparece na gigante nuvem preta presa ao cano de escape de um carro depois de passar o dia a ser cheia pelo fumo produzido pelo automóvel.



Neste anúncio, as árvores foram posicionadas para parecer pulmões. A área desflorestada é um alerta, e a frase no canto diz: "Antes que seja tarde demais."


Diesel, a fabricante italiana de roupas, colocou, no fim de janeiro, propagandas em jornais, revistas e outdoors que traziam modelos a posar com roupas da marca num mundo afectado pelo aquecimento global. Nas fotos acima, consegue ver o Cristo Redentor coberto de água até os pés e Nova York praticamente submersa.

Apesar de existir muitos outros exemplos tão fortes como estes espero que sirvam dois propósitos: consciencializar os "curiosos" do meu blog encorajando a que estejam atentos a este assunto. E em seguida para evidenciar o papel do design de comunicação na sociedade, este tem o potencial para alertar para determinados assuntos, ou até mesmo criar um impacto forte de chocar.

2 comentários:

  1. Tem toda a razão estas imagens são impressionantes e valem mais que muitos discursos Assim muitos as vejam ,pensem,e contribuam à sua maneira para uma melhor utilização dos recursos que temos,mas que devem ser usados ,pensando e agindo com espirito solidário. avó

    ResponderEliminar
  2. Artigo muito interessante e muito actual, pois tem muito a ver com os princípios defendidos na Cimeira de Copenhaga.

    ResponderEliminar