quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Bauhaus



1919: a Março deste ano surge a mais famoso escola de design e arquitectura - Escola Bauhaus, em Weimar. Projecto que nasce pelas mãos de Walter Gropius, presidente da instituição durante um período onde concretiza o seu sonho de "obra de arte total", união das artes e dos ofícios. Esta instituição surge da fusão de outras duas, uma para o ensino das artes e outra virada para o ensino dos ofícios.

"Não há diferença entre o artesão e o artista, mas todo o artista deve necessariamente possuir competência técnica." - Walter Gropius

1925: A instituição foi banida de Weimar por um governo conservador (cortaram os subsídios obrigando a mudar de localidade). Nasce, então a Bauhaus em Dessau com a sua famosa sede modernista projectada por Walter Gropius.



1928: marca a saída de Walter Gropius de direcção e a sua substituição pelo arquitecto suiço Hannes Meyer - investiu no mobiliário de madeira, sendo mais barato, simples e desmontável e nos papeis de parede.

1930: a escola passa a ser dirigida pelo arquitecto Mies van der Rohe.

1933: a escola é oficialmente fechada pela pressão nazi contra os ideias da instituição, após uma tentativa frustada de recomposição em Berlim em 1932.

1937: a perseguição nazi aumentou obrigando a emigração forçada dos professores da escola, este facto é decisivo na difusão dos ideias da Bauhaus pelo mundo todo.

Nos nossos dias: a Bauhaus de Weimar é escola superior enquanto a de Dessau abriga a Fundação da Bauhaus.

1 comentário:

  1. Muito interessante. A luta pela sobrevivência de uma escola de design que não só se consegue manter viva, como ainda famosa no mundo inteiro.

    ResponderEliminar