sábado, 14 de novembro de 2009

in Público 001 . Christopher Dresser

Açucareiro (1873) - Christopher Dresser

“Considerado como o primeiro designer industrial profissional da Europa, Christopher Dresser, concebeu uma variedade de objectos e de motivos decorativos ao longo da sua carreira de cinquenta anos.(...) Dresser estudou botânica e escreveu livros sobre decoração, defendendo simultaneamente a ausência de decoração em alguns objectos por razões de pureza e de elegância formal. Um dos seus primeiros modelos de utensílios de metal, este espantoso açucareiro de três pernas aparece nos seus cadernos de esboços em meados dos anos 1860 e foi fabricado pela empresa de Birmingham, a Elkington & Company. A forma cónica ilustra a tendência de Dresser para a simplicidade adquirida, em parte, do seu estudo dos utensílios de metal japoneses. O seu livro Principles of Decorative Design, publicado em 1873, apresenta uma visão mais pormenorizada. Este manual para o aspirante a artesão foi também utilizado pelo autor como meio de expor as suas teorias sobre a importância da “adequação á utilização” e da “economia de matérias”. Esta última explica as duas ranhuras à volta da parte superior do açucareiro, as duas linhas paralelas reforçam a parte superior do cone, o que significa que pode ser fabricado com uma folha de prata mais fina, poupando custos quer do fabricante quer para o consumidor. No livro, Dresses explica ainda a forma das pernas do seu açucareiro em termos puramente funcionais. Insatisfeito com as pequenas pegas aplicadas a muitos açucareiros, que obrigavam à colocação do polegar no interior, e convencido que o cone era a forma acertada para separar o açúcar em pó dos cubos, Dresser propôs três pernas que segurariam o cone e serviriam de asas. A aparência das pernas e dos pés, semelhante aos de um boneco de banda desenhada, confere um charme muito especial à peça que assegurou a sua sobrevivência. Em 1991, a empresa italiana Alessi, que produz uma reprodução em prata da peça, agora com duas pernas, lançou os modelos em resina de cor como que desafiando os 130 anos do modelo." - in Publico, "Design 1000 objectos de culto"

1 comentário:

  1. Não há dúvida de que estamos sempre a aprender.
    Quem diria que um objecto desenhado há dois séculos atrás, poderia ter um aspecto tão moderno? Impressionante!

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