terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Rolex


A história da Rolex está intimamente associada ao espírito pioneiro e visionário do seu fundador, Hans Wilsdorf.

Em 1905, após os estágios em relojoaria na Suíça, Hans Wilsdorf e o seu cunhado fundaram a empresa Wilsdorf & Davis, esta importava, montava e distribuía relógios com mecanismos suíços. Inicialmente estes relógios eram comercializados para joalharias que posteriormente aplicavam as suas marcas próprias, só em 1908 Wilsdorf adoptou o nome Rolex, escolhido arbitrariamente apenas por ser fácil de prenunciar nos países europeus e curto o suficiente para aplicar nos mostradores dos relógios.

Neste época os relógios de pulso não eram um objecto comum ainda se mantinha a cultura dos relógios de bolso, todavia Wilsdorf convencido das suas vantagens apostou na qualidade e precisão dos seus mecanismos. A recompensa do seu esforço e dedicação não tardou a chegar quando foi atribuído ao seu relógio de pulso o certificado oficial suíço de cronometro.

Wilsdorf tinha o verdadeiro espírito do design, procurava compreender as necessidades dos que o rodeavam e para quem produzia, trabalhava para alcançar uma perfeição tanto funcional como estética. Ele reconhecia como principais características de um relógio: primeiro manter as horas precisas de seguida ser confiável.

Em 1926 surge o primeiro relógio à prova de água no mundo, OYSTER. Este relógio era inovador e intrigante para a altura, haviam muitos cépticos em relação ao facto de existir um relógio à prova de água. Wilsdorf explorou esse lado curioso do ser humano e deu a conhecer ao mundo o relógio dentro de um que um aquário de água, esta campanha correu o mundo causando impacto pela sua força de expressão. Contudo Wilsdorf era uma pessoa que sabia observar o mundo e explorar a sociedade, logo percebeu que ao associar um evento socialmente famoso ao seus relógio daria ás pessoas mais confiança em comprar e sendo assim associou-se a eventos como: Mercedes Gleitzer cruzou a nado o Canal da Mancha com um Rolex no pulso, Sr. Edmund Hillary conquista o Everest com um Rolex no pulso. Este simples relojoeiro soube explorar inteligentemente as emoções das pessoas, as associações e conclusões que as pessoas tiram de determinada imagem ou facto. Outro grande passo para a industria dos relógio deu-se em 1931 quando a Rolex criou e registou a patente do primeiro mecanismo automático, este foi o engenhoso sistema que deu origem a todos os relógios automáticos modernos.

Com todas as inovações e minúcia deste objectos logo se tornaram um símbolo de status, símbolo esse que permanece até hoje. Quando a industria relojoeira suíça começou a cair no esquecimento a Rolex manteve-se, quando a explosão de relógios digitais invadiu o campo dos relógios mecânicos, a Rolex manteve-se, quando muitas empresas de Genebre, invadidas e amedrontadas por empresas Japonesas que produziam a muito baixo custo, se vergaram ao encantos da era dos relógios digitais a Rolex manteve-se e conseguiu até hoje manter-se como uma marca de luxo, um produto de excelência.

Actualmente a Rolex mantêm os seus elevadíssimos padrões de produção, cada Rolex antes de sair de Genebra é submetido a rigorosos testes de controle de qualidade, esta empresa chegou ao topo por ser muito boa e nunca esquecer os seus princípios: “manter as horas precisas e ser confiável.” Por estranho que parece uma das empresas que mais vive do tempo, recentemente concretizou 100 anos de existência e não fez nenhum evento ou campanha especial, a razão plausível para este facto é o anti-markting praticado por esta empresa, ou seja, a ausência de markting é a publicidade da marca e curioso é que todos falamos ou reconhecemos a marca Rolex. Todavia a Rolex pode não ter efectivamente publicidade explicita mas participa como patrocinadora em eventos de desportos clássicos que por sua vez também representam ou estão aliados a um certo status social (ténis, golfe, hipismo, automobilismo e vela). Tal como patrocina eventos também patrocina atletas com características muito próprias dentro dos desportos já referidos, este atletas tem de ser os melhores do mundo da sua modalidade e isto não é um capricho é simplesmente mais uma demonstração/comparação da qualidade do produto.



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A linha do tempo
1928

ROLEX Prince, com mostrador duplo e caixa retangular, se tornou um campeão de vendas.
1931
ROLEX Perpetual Rotor, com mecanismo que viria a ser utilizado em todos os relógios do mundo.
1945
ROLEX Oyster Datejust, primeiro relógio a mostrar a data automaticamente.
1953
ROLEX Oyster Submariner, um relógio resistente até 200 metros de profundidade.
1954
ROLEX Oyster GMT Master, um relógio que possibilitava ver as horas em 2 zonas diferentes. Este modelo foi originalmente desenvolvido a pedido da companhia aérea Pan Am Airways, para assistir seus pilotos em vôos transcontinentais.
1956
ROLEX Oyster Day-Date, relógio que não só mostrava o dia do mês como também o dia da semana em 26 idiomas diferentes.
1961
ROLEX Cosmograph Daytona, primeiro relógio da série Oyster com cronógrafo. Este modelo, que possui mostrador chamativo com grandes índices, ficou famoso por ser usado pelo ator Paul Newman no final dos anos 60. Hoje, o modelo em aço inox com mostrador branco, igual ao que o ator utilizou é um dos relógios mais cobiçados dos Estados Unidos.
1971
ROLEX Sea-Dweller 2000, primeiro relógio de mergulho com garantia até 610 metros de profundidade.
1980
ROLEX Sea-Dweller 4000, primeiro relógio de mergulho com garantia até 1.220 metros de profundidade.
1992
ROLEX Yacht-Master, um relógio cronômetro que combina todas as qualidades da linha Oyster. A versão feminina e em tamanhos menores seria introduzida dois anos depois.
2008
Inauguração da primeira loja própria no Brasil, localizada no Shopping Cidade Jardim, que conta com a linha completa de produtos da marca, sem dividir espaço com outras grifes como acontece normalmente. O novo espaço foi concebido com o apoio dos arquitetos de design de interiores da relojoaria em Genebra e repete o conceito arquitetônico da marca no mundo. As paredes em madeira plátano, com revestimentos de couro bege, transmitem aconchego e elegância, enquanto o piso em mármore verde Guatemala remete, de maneira sutil, às cores da marca. Como essa loja existe apenas outras cinco no mundo inteiro.
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Os slogans
The Masterpiece of Watch Craftsmanship. (década 40)
The large ones of the world. (1950)
The Crown Of Achievement.
A Crown For Every Achievement.
(Uma Coroa Para Cada Realização)
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Dados corporativos
● Origem: Suíça
● Fundação:
1905
● Fundador:
Hans Wilsdorf & Alfred Davis
● Sede mundial:
Genebra
● Proprietário da marca:
Rolex SA Company
● Capital aberto: Não
● CEO:
Patrick Heiniger
● Merketing Executive: Michael Phillips
● Faturamento: US$ 3 bilhões (estimado)
● Lucro: Não divulgado
● Valor da marca:
US$ 4.609 bilhões (2009)
● Lojas:
6
● Pontos de venda:
+ 4.000
● Presença global:
+ 100 países
● Presença no Brasil: Sim (1 loja própria)
● Produção:
650.000 relógios/ano
● Segmento:
Relojoaria
● Principais produtos:
Relógios e cronômetros
● Ícones: A coroa de seu logotipo e o relógio Oyster
● Slogan:
The Crown Of Achievement.
● Website:
www.rolex.com


fonte: mundo das marcas

1 comentário:

  1. Gosto deste blogue. Sempre que o visito, encontro artigos com temas muito interessantes e variados.

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