terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Canivetes suíços

Victorinox

O conhecido canivete suíço surge na tentativa de responder ás necessidades dos soldados helvéticos, sendo ainda hoje desenvolvidos produtos com a denominação “canivetes de soldado”. Karl Elsener exercia o oficio de cutileiro e, em 1891 entrega e a sua primeira encomenda ao exercito suíço. Em vista de aumentar e facilitar a produção funda a Associação Suíça de Cutileiros, contudo o canivete suíço dos soldados não vingou na sua versão original causando assim a dissolvência da associação e o endividamento de Karl Elsener. Embora este facto tivesse desmotivado qualquer mortal, Karl Elsener, irredutível, foi corrigir os seus erros, ou seja, diminuir o peso do objecto e aumentar as funcionalidades. E foi em 1897 que o design foi novamente registado e que se tornou no modelo que conhecemos hoje, um ícone de um sociedade.

A boa funcionalidade e a estética do produtos foram bem recebidas pelos soldados suíços, o que não tardou a ser um facto comum aos civis. O novo design do canivete apresentava linhas mais elegantes do que o mais rústico original e usava apenas duas molas para seis ferramentas (lâmina, agulha, abre latas, chave de fenda, lâmina pequena e saca-rolhas) o que era uma vantagem perante outras marcas da época.

Karl Elsener deu à empresa o nome da sua mãe Victoria e em 1921 introduziu a designação internacional de aço inoxidável (inox) para criar o nome da marca, Victorinox. “O nome e a imagem da cruz e do escudo são uma identidade que honra a fiabilidade e a qualidade do design suíço.”[1] O canivete suíço tornou-se uma ferramenta para todas as ocasiões transmitido segurança, qualidade e fiabilidade. A Victorinox mantém-se até hoje gozando de uma posição privilegiada como líder do mercado e muito conceituada, produzindo quase 100 modelos inspirados no original de Karl Elsener.

Actualmente, o universo dos canivetes suíços está substancialmente mudado. A introdução de lanternas LED, memorias USB ou leitores de MP3 são exemplos claros das actualizações que estes canivetes têm vindo a sofrer para se adaptarem ás novas exigências dos consumidores e manterem-se líderes em padrões de qualidade, originalidade e inovação. Mas as mudanças não se cingem apenas ás funcionalidades do objectos mas, também, existe uma forte aposta na inovação no design e nos materiais. Por exemplo, novas necessidades no seio do consumidor potenciam os modelos de lamina longa, este modelos apresentam uma excelente alternativa para as actividades no exterior onde o tradicional canivete suíço já não consegue acompanhar. A significativa alteração é o mecanismo que permite abrir a lamina apenas com uma mão mesmo com luvas, este facto apesar de parecer simples é decisivo da acto da compra, o consumidor quer mais facilidades, mais funções, mais aplicações, mais funcionalidade e mais barato.

Face a todo este desenvolvimento e inovação nos canivetes suíços, a reforma dos canivetes dos soldados era apenas uma questão de tempo. Apresentado em 2008, mas apenas lançado em 2009, o novo Victorinox New Soldier’s Knife apresenta-se agora como uma derradeira ferramenta de bolso para os soldados suíços.



[1]Phaidon Design Classics, in Público “Design – 1000 Objectos de Culto” Volume Um


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A linha do tempo
1989
Lançamento de uma linha de relógios no mercado americano.
1996
Lançamento de sua primeira colônia chamada Swiss Army. Outros perfumes seriam lançados nos anos seguintes como Altitude (2001), Swiss Army For Her (2002) e Mountain Water (2008).
1997
Lançamento do Victorinox Swiss Card, um canivete no formato de um cartão de crédito feito de plástico transparente com lâmina, alfinete, tesoura, caneta, pinça, lente de aumento, uma chave de fenda com 4 pontas (2 sendo Phillips), uma lanterna de LED vermelho e duas réguas, uma em polegadas e uma em centímetros.
1999
Lançamento de uma linha de bolsas e malas.
2001
Licenciamento de uma linha de roupas especialmente voltada para o mercado americano.
2004
Lançamento do canivete SwissMemory que além de ser equipado com as tradicionais ferramentas continha ainda com memória USB (pen-drive) permitindo de carregar uma infinidade de arquivos em seus 1 GB de memória.
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Os slogans
Made like you. (2003)
The Original Swiss Army Knife.
Com um canivete Victorinox você daria um jeito.
(Brasil)
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Dados corporativos
● Origem: Suíça
● Fundação: 1884
● Fundador:
Karl Elsener
● Sede mundial:
Ibach, Suíça
● Proprietário da marca: Victorinox AG
● Capital aberto:
Não
● Chairman:
Charles Elsener Sr.
● Presidente:
Rick Taggart
● Faturamento: US$ 500 milhões (estimado)
● Lucro: Não divulgado
● Presença global:
130 países
● Presença no Brasil:
Sim
● Maiores mercados:
Estados Unidos e Alemanha
● Funcionários:
1.500
● Segmento:
Cutelaria
● Principais produtos: Canivetes, facas, relógios, roupas
● Outras marcas:
Canivetes Wenger
● Ícones: A cor vermelha de seus canivetes
● Slogan:
The Original Swiss Army Knife.
● Website:
www.victorinox.com


Fontes: mundo das marcas

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